sexta-feira, 4 de março de 2005

trecho do "Manifesto Partido Comunista" - Marx e Engels*

Cap II Proletários e Comunistas

"As proposições teóricas dos comunistas não se baseiam de forma alguma em idéias, em princípios inventados ou descobertos por esse ou aquele reformador do mundo.
São apenas a expressão geral das condições efetivas de uma luta de classes já existente, de um movimento histórico que se desenrola sob nossos olhos. A abolição das relações de propriedade que até agora existiram não é característica definitiva do comunismo".
"Propriedade adquirida fruto do próprio trabalho e do mérito pessoal! Falais da propriedade do pequeno burguês, do pequeno camponês, que antecedeu a propriedade burguesa? Não precisamos aboli-la: o desenvolvimento da indústria já aboliu e continua a aboli-la diariamente".


*livro emprestado por Danielle Leal (www.temdoisladosoquadrado.blogger.com.br)

6 comentários:

Anônimo disse...

anarquista ou comunista, afinal!?

Anônimo disse...

anarquista ou comunista!?

Anônimo disse...

tah com vc eh, dona monique?! que legal achei que tinha perdido, pq eu sempre perco as coisas... cuide que ele eh meu xodó hein! espero que goste..

mo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
mo disse...

eu sou anarquista, mas se não der, comunista então... tudo menos esse sisteminha merda que a gente tem, hehehe pois é, tá comigo sim o livro, e bem guardado, pode deixar... com as melhores partes anotadas! algum dia desses te devolvo!

Anônimo disse...

sistema nao tem culpa ... capitalismo, socialismo, comunismo ... sao todas invencoes de homem, regras que nos dizem como funciona as coisas, as vezes legal, as vezes injusto, mas precisamos dessas regras que mantem o mundo fucionando ... anarquismo eh massa, o estagio maximo de socialismo, mas eh apenas uma teoria, um pensamento que dificilmente um dia vai ser realizado, pois ele eh radical de mais. o que podemos fazer nao eh jogar desculpa na sistema, nao eh ficar reclamando de tudo que acontece, vivemos num mundo real, e nao um mundo que pode ser definido no papel ou por algumas palavras, temos que absorver o que tem de bom em cada sistema e adapta para nossa vida, temos que pensar, lutar para nao ser controlado e/ou usado por poucas pessoas que dominam esse mundo, o mundo mais justo e bonito possivel tem que ser construido atraves das nossas maos e nao as reclamacoes...
amanha depende de todos nois!!!