quinta-feira, 22 de julho de 2004

Onze Minutos

Sempre fui fã de Paulo Coelho! Ficava muito braba quando meu professor de literatura criticava-o. Mas faziam uns 4 anos que não lia nada dele. "Veronika Decide Morrer" e "O Alquimista" sempre estiveram a minha lista de melhores livros! Esse ano porém ele lançou "Onze Minutos" e eu fiel à leitura de suas obras estava muito anciosa pra lê-lo. Me decepcionei. De duas uma: ou meu gosto literário melhorou muito nesses 3 anos, ou o livro em questão está realmente mal escrito. E jeito é reler os tradicionais e ver se decepcionam também. Espero que não! Mas "Onze Minutos" está com uma linguagem muito coloquial, se contradiz o tempo todo e aborda um tema delicado sim, mas de maneira equivocada. Coelho acha que é o dono da verdade e tenta mostrar sentimentos confusos que existem na vida de prostitutas.  Sobre o tema teria tantas coisas para falar que não essas deste livro, mas ele conseguiu enrolar mais de 100 páginas para tentar mostrar lados sujos e estranhos das pessoas que durante o dia trabalham e tem uma família, mas que as veze precisam se libertam, e procuram uma prostituta (a qual adora ler e pretende ter uma fazenda!!). E ainda deixa implícito que a prostituta na verdade gosta do trabalho e não quer voltar para a terra natal! E ainda ela tenta entender seus clientes e os motivos que os levam a procurarem profissionais como ela. Tanta coisa boa pra ler.... E eu perdendo tempo!

5 comentários:

gi disse...

Falei e repito: Paulo Coelho é MUITO ruim.
Você merece coisa melhor, Mou...

:D

Anônimo disse...

F u c k e t t i .. . .
nem toda leitura tem q ser politica. nem todos os livros tem q falar de problemas sociais como o das prostitutas ou das pessoas q a procuram. Paulo Coelho, como em seus outros livros, procura abordar o PSICOLOGICO HUMANO dos personagens, colokando-os em situaçoes desde criticas, onde o homem faz de td para sobrevivencia, ateh tentadoras, onde a ambiçao fala mais alto. desta forma cria-se uma trama de ADVERSIDADES e CONFLITOS MENTAIS.. q aliados a sua forma de escrever, fecham o livro com chav de ouro. um autor como esse pode naum agradar, mas naum, naum se pode nunca dizer q escreve mal..
indicaçao irada -> O Demonio e a Sr Prynn

mo disse...

fuscoo... vc não entendeu nada! o cara não sabe expressar dramas interiores.. o que ele conseguiu mostrar foi apenas um ambiente "sujo" com metes poluídas fazendo coisas inusitadas, o que ele acredita ser parte do cotidiano das prostitutas. e depois ele quis mostrar que elas tem sentimentos e leem livros e sofrem. ISSO É UMA VERDADE. ELAS SÃO PESSOAS, COMO TODAS AS OUTRAS POR AÍ! e eu adoro livros que tratam do psicológico, em que as pessos mudam de opinião, tomam atitudes inusitadas e vão se amoldando conforme a vida vai lhes ensinando. até aí tudo bem. mas aquelas situação, e o jeito como ele as descreveu e comentou foi péssimo. aquele diário de maria muitas vezes falava o contrário do que ele tinha dito que ela tinha sentido, e eu achei muito mané aquilo no final dos capítulos pois aqueles eram pensamentos que as pessoas deviam concluir por si próprias, e ele tenta explicar, usa metáforas e coisas que não tem nada a ver com o contexto! meio sem coesão (hehe) mas com certeza muitas coisas eu gostei. mas ainda o achei mal escrito!

gi disse...

paulo coelho é ruim. e não merece ser discutido profundamente.
hehehehe

Anônimo disse...

Paulo Coelho é otimo, Veronika decide morrer é excelente, mas onze minutos é péssimo.
parece que uma criança escreveu.
é tudo no maior estilo
"ai ele fez isso ai ele fez aquilo. ahhhh mas ele tava de tal jeito quando fez isso."
tosco.