terça-feira, 21 de junho de 2005

menina atropelada

Me identifiquei muito com Descartes durante uma aula de filosofia. Mas tem muitos apectos que simplismente não entendo. Ele afirmava que o mundo todo é racional e que você só pode acreditar nas coisas que pode provar. Teus sentidos te enganam o tempo todo portanto não são confiáveis. Devem ser ignorados. Tudo o que você vê, sente, cheira, enfim, tudo o que está ao seu redor podem não existir. Podem ser uma ilusão. Ele acreditava que só o pensamento poderia provar que algo existe. "Penso logo existo".
Então como explicar uma menina atropelada pelo biarticulado? A chuva caindo em cima dos curiosos que se amontoavam em volta do ônibus vermelho atravessado no meio da via rápida. A luz das ambulâncias e dos carros que tentavam passar com cuidado, e outros, menos pacientes que buzinavam freneticamente. Issso tudo parecia bem real para mim.
Foi como se o tempo tivesse parado. Nada mais fazia sentido naquele momento. A perna estraçalhada, a dor que ela sentia eu pude quase sentir em mim, só de olhar. Não tem como explicar como essas coisas acontecem. Mas elas acontecem. A dor é real. Não tem como ignorar.

5 comentários:

Anônimo disse...

nooossa foi mto foda a guria la!

Anônimo disse...

Descartes é mto bom neh!!!! eu estudei ele um semestre, era a matéria que eu mais gostava! tenho altas coisas aqui se vc quiser... sentido, imaginação e pensamento não levam a verdade! Eh mto lindoooo!!!!!! ps: guria eu não conseguia dormir pq vc me contou essa história do atropelamento!! que horror... será que ela vai poder andar?

Anônimo disse...

hauahuahakkkkjhdfguyfgnfbuyf9 mto foda kra huahuahihih bjão flow!

Anônimo disse...

Então...

Agora que você conheceu o Descartes, procure mais um pouco sobre esse tipo de visão das coisas, até dentro de filosofia budista você vai encontrar um monte de coisas interessantes a respeito disso. Aí, depois de ler alguns sites, alugue Matrix (o primeiro, porque o resto é uma porcaria). Vai ver que diferente que fica, e como fica muito melhor.

Anônimo disse...

sobre isso ai...
ontem tava curtindo um raul e lendo as letras...
quando o cara disse numa parte da musica NUMEROS "uma vida só se vive e só se veste um sobre tudo" eu quase gosei!
n preciso falar mais nada sobre a frase de descartes : "penso logo existo" ...
preciso? existo pq penso? egosimo plx!

uma vida soh se vive???